- Associação Comercial e Industrial de Cubatão
Por ACIC CUBATÃO em 22/12/2021

Serviço Especializado de Abordagem Social atende moradores em situação de rua na cidade de Cubatão

Apenas uma pessoa aceitou acolhimento do Seas

Nenhuma das pessoas abordadas apresentaram qualquer tipo de sintomas gripais (foto: divulgação/Seas)

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) de Cubatão iniciou a ação de abordagem dos moradores em situação de rua na região comercial da cidade. No primeiro dia, apenas uma pessoa em situação de rua aceitou acolhimento do Seas e agentes notaram que a maioria dos comerciantes desconheciam a existência dos serviços socioassistenciais ofertados no município.

"Conforme a programação, a iniciativa começou com o objetivo de identificar os principais pontos em que essas pessoas permanecem, apresentando a esse público os serviços socioassistenciais da rede municipal, além de divulgar os meios de acesso para contatar a abordagem social", explica Ariella Vaz, Assistente Social e Diretora da Proteção Social Básica na Secretaria Municipal de Assistência Social.

E mesmo com o surto de gripe em todas as cidades da Baixada, nenhuma das pessoas abordadas apresentaram qualquer tipo de sintomas gripais. "Eles não tiveram nem Covid-19 desde o início da pandemia. Possuem uma imunidade bem alta", diz Ariella.

 

Os procedimentos ofertados para esta população incluem abordagem, acolhimento inicial e acompanhamento; apoio para acesso à documentação e orientações; encaminhamento à Saúde, Centro POP, Creas e demais serviços, caso necessário.

 

Além disso, eles são encaminhados ao Cadastro Único para acesso a programas sociais e têm a disposição acolhimento institucional. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa ou encaminhado por outra pessoa.

 

"Essa Ação específica vai permanecer até esta quinta-feira, dia 23, com retorno nos dias 27, 28, 29 e 30. Após esse período faremos a tabulação dos dados levantados e planejamento para novas estratégias", finaliza Ariella.
 

Pedido da ACIC

A ação começou após um pedido da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), que promoveu em sua sede uma reunião com diretores e representantes da diretoria de assitência social da prefeitura para buscarem, em conjunto, soluções para resolver essa questão com ações para o acolhimento dessas pessoas que estão pela Avenida Nove de Abril.

 

"Foi uma reunião bastante produtiva onde nós da associação deixamos bem claro que não queremos ações com violência. Apenas que essas pessoas sejam encaminhadas para lugares onde serão melhores assistidas, já que estamos recebendo muitas reclamações sobre os moradores que estão nas portas dos estabelecimentos comerciais", diz Celia Cedro, presidente da ACIC.

 

A ACIC pediu ainda a conscientização dos comerciantes e da população para que não deem alimetos ou dinheiro para essas pessoas, já que a cidade conta com o restaurante com refeições de R$ 1 e locais que esses moradores podem ser encaminhadas.

 

Representantes da Secretaria de Assistência Social ouviram os relatos, solicitações e questionamentos dos representantes da rede de comércio do município, quanto a questão da população em situação de rua na cidade. 
 

Fonte: Portal BS9 News

Por Lucas Campos

Redação BS9

Link: https://www.bs9.com.br/servico-especializado-de-abordagem-social-atende-moradores-em-situacao-de-rua-na-cidade-de-cubatao 


Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..