- Associação Comercial e Industrial de Cubatão
Por ACIC CUBATÃO em 15/12/2021

Reunião na sede da ACIC discute situação dos moradores de rua na Avenida Nove de Abril, em Cubatão

A cidade de Cubatão tem hoje quatro serviços para atender a população de rua.

Uma ação está programada para direcionar os moradores de rua aos locais apropriados da cidade.

Preocupada com a situação dos moradores em situação de rua na cidade de Cubatão, a Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIC) promoveu em sua sede uma reunião com diretores e representantes da diretoria de assitência social da prefeitura para buscarem, em conjunto, soluções para resolver essa questão com ações para o acolhimento dessas pessoas que estão pela Avenida Nove de Abril.

"Foi uma reunião bastante produtiva onde nós da associação deixamos bem claro que não queremos ações com violência. Apenas que essas pessoas sejam encaminhadas para lugares onde serão melhores assistidas, já que estamos recebendo muitas reclamações sobre os moradores que estão nas portas dos estabelecimentos comerciais", diz Celia Cedro, presidente da ACIC.

A ACIC pede ainda que a conscientização dos comerciantes e da população para que não deem alimetos ou dinheiro para essas pessoas, já que a cidade conta com o restaurante com refeições de R$ 1 e locais que esses moradores podem ser encaminhadas. Representantes da Secretaria de Assistência Social ouviram os relatos, solicitações e questionamentos dos representantes da rede de comércio do município, quanto a questão da população em situação de rua na cidade.

"Sabemos que o Poder Público tem, entre suas competências e responsabilidades, executar programas, serviços e benefícios em consonância as Políticas Públicas. Nesse sentido, foi apresentado aos presentes os serviços disponíveis no município, formas de acesso e estratégias de atuação. Foi um momento bem enriquecedor, porque foi possível perceber um real interesse em unir esforços para a oferta de um serviço municipal que promova de fato a proteção social", disse Ariella Vaz, Assistente Social e Diretora da Proteção Social Básica na Secretaria Municipal de Assistência Social de Cubatão.

Inclusive, a Secretaria de Assistência Social de Cubatão em conjunto com a Polícia Militar havia programado para esta quinta-feira, dia 16, uma ação para direcionar os moradores de rua presentes na Avenida Nove de Abril aos locais apropriados da cidade. Mas, por conta da chuva, as obras de melhorias do Centro Pop atrasaram e a ação precisou ser suspensa e vai acontecer na semana que vem, com dia e horário a serem confirmados.

A cidade de Cubatão tem hoje quatro serviços para atender a população de rua. São eles: Centro Pop, Abordagem Social, Casa Recomeço (com 20 vagas disponíveis) e Acolhimento Institucional (com 30 vagas disponíveis).

"É importante destacar que o Centro Pop é a porta de entrada para essa demanda. Ele possui equipe de referência composta por servidores, que realizam, dentre outros atendimentos, a avaliação para encaminhamento aos outros locais de acolhimento. Já o Serviço de Abordagem Social também possui uma equipe de referência e veículo exclusivos, com atendimento das 8h às 19h", explica Ariella.

Confira quais são os serviços ofertados pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situaçao de Rua):

- Atendimento individual ou coletivo com equipe técnica (assistentes sociais e psicológicos);

- Orientações;

- Provisão de documentos;

- Acesso a higiente pessoal;

- Abordagem Social;

- Acesso a alimentação;

- Após atendimento social, é ofertada a possibilidade de acolhimento noturno em dois equipamentos: Casa do Recomeço (Rua Dr. Fernando Costa, 1004, na Vila Couto) e Casa do Abraço (Rua Antônio Lemos, 307, Vila Paulista).

O acesso de jovens, adultos, idosos e famílias que estão em situação de rua ao Cento Pop pode acontecer de forma espontânea ou por encaminhamento de outras pessoas.

O Centro Pop fica na Rua Fernando Costa, 1004, na Vila Couto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Telefone 3375-2967.

Corredor de ônibus

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) suspendeu por 30 dias, a partir desta segunda-feira, dia 13, até dia 13 de janeiro de 2022, o corredor de ônibus nas duas pistas da Avenida Nove de Abril. O corredor está situado no trecho entre o Parque Anilinas e a ponte sobre o Rio Cubatão. Nesse período as placas de trânsito relativas ao corredor de ônibus ficarão cobertas.

"Sobre o corredor de ônibus, isso foi um pedido da ACIC tendo em vista que os comerciantes pleiteavam que agora não temos mais o fluxo que tínhamos antigamente. Pedimos para que a situação fosse avaliada para fazer uma suspensão, e ela foi concedida por 30 dias. Se após esse período de teste correr tudo bem, ele não deve volgar mais. E a gente pede também que o comerciante não estacione seu carro na avenida e deixe para o consumidor. Já que era esse o pedido dos comerciantes para tirar o corredor dos ônibus", explica Celia.

A medida, em caráter experimental, foi adotada pela CMT como resultado da análise de estudos de mobilidade urbana desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia de Tráfego. O período das festas de fim de ano, com maior volume de veículos no Centro da cidade, foi escolhido estrategicamente por duas razões.

A primeira, de acordo com os técnicos da Companhia, para registrar o comportamento do trânsito sem a limitação do corredor de ônibus na avenida. A segunda razão tem motivação socioeconômica e pretende estimular o comércio no período de festas com a oferta de maior número de vagas de estacionamento no centro da cidade.
 

Fonte: Portal BS9 News

Por Lucas Campos

Redação BS9


Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..