- Associação Comercial e Industrial de Cubatão
Por ACIC CUBATÃO em 24/04/2025

Comerciantes debatem cenário com Prefeito de Cubatão

Reivindicações fórmuladas pela Acic foram entregues ao Prefeito César Nascimento

Hoje (24/04) ocorreu uma reunião entre comerciantes da cidade com o Prefeito César Nascimento, onde representantes de diversos segmentos estiveram presentes, os vereadores Carioca (PSD), Xuxa (PSDB) e Ronaldo da Comissão (PSD), inclusive membros da diretoria da Acic-Associação Comercial e Industrial de Cubatao que entregaram uma lista de propostas e sugestões para fomentar o comércio local.



O Vereador Carioca começou falando da importância de uma parceira entre Poder Público e o Comércio local, e que é necessário buscar alguns mecanismos para melhorar essa relação.



 

Falou ainda que ele trabalhou no comércio local e duas filhas começaram também no comércio local (primeiro emprego).

E deixou dois questionamentos:

  • Por que empresas que prestam serviço para o Poder Publico compram matéria prima de fora?
  • Batalhão da polícia militar que vai para o Casqueiro. A avenida 9 de abril pode ficar sem segurança e as agências bancárias se transferirem para o Jardim Casqueiro?

Silvano Lacerda (ex-presidente da Acic) enfatizou que ultimamente empresas dificilmente conseguem passar de 6 anos de existência, mas tinha empresários que atuam na cidade por 30, 40 e até 50 anos.



 

Defendeu uma reunião com as terceirizadas que prestam serviço nas áreas da saúde, educação, obras e cultura, para aproximar dos empresários da cidade.

E por fim também falou para que o Poder Público faça uma inspeção para saber em qual estado estão as indústrias do polo para tentar pedir os planos de manutenção e antecipar ações.

O Cartão Cidadão foi muito mencionado.

O Prefeito Cesar Nascimento disse que infelizmente, do Cartão Cidadão 30% ficava no município e 70% era gasto fora.

Lembrou que o município não gera receita e depende muito da parceria com o comércio local. Sobre o orçamento da cidade revelou alguns números aproximados:

6% vai para Câmara
8% Precatórios
5% Previdência deficitária
25% Educação
15% Saúde
30% Folha de pagamento, já considerando os servidores das pastas mencionadas.
E indagou que sobra pouco para investimento.

Lembrou ainda que 70% da cidade ainda não contribui com IPTU e por isso as políticas públicas habitacionais são importantes.

Deixou claro que a ACIC tem um papel importante nessa engrenagem.

Os representantes da Acic falaram sobre o Cartão voltar numa modelagem diferente. Pediram que tivesse uma abertura com alguém da Procuradoria.

Falaram também sobre um Feira semelhante a que tem na cidade de Embu das Artes, olhar o quesito segurança e outras propostas foram entregues por escrito.

Sobre o cartão, falaram que o cartão não deu certo pq tinha fiscalização e incentivava argiotagem e o Poder Público da época ficou inadimplente em repassar os créditos.



 

O Prefeito rebateu dizendo sobre a questão do CNPJ ter o endereço da cidade não fazia diferença, pois chegou ao seu conhecimento a situação de pessoas que tinham carrinho de praia com o endereço da cidade para passar o cartão. Repetiu a questão do 30% gastos aqui e 70% fora, e não adianta obrigar que seja gasto na cidade pq isso será burlado de alguma maneira e precisam buscar outras alternativas.

SOBRE IMÓVEIS VAZIOS

Um dos presentes falou que tem imóveis na cidade e prefere alugar pela metade do preço do que deixar fechado.



 

Prefeito lembrou que no passado quando tentaram aplicar o IPTU progressivo no comércio, para evitar que imóveis ficassem desocupados, a Acic foi contra, bem como a Zona Azul que membros da diretoria entendiam que iria espantar os clientes. Um comerciante presente disse que também não concorda com a Zona Azul.

Por fim o Secretário de indústria, comércio e emprego trouxe informações de que na cidade existem 12 mil cnpjs e que destes, 8 mil são MEI.

Foi falado também em reativar ou modernizar o antigo cadastro de fornecedores.
 

Por André Lima

24/04/2025 22h13

Fonte: Portal TPC Notícias


Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..